Livro: Sob os Ossos dos Mortos

Dica Cultural

VOCÊ JÁ MATOU ALGUÉM HOJE?

Em meio às paisagens geladas e isoladas da fronteira entre a Polônia e a República Tcheca, reside a Janina Duszejko, uma engenheira aposentada, astróloga amadora e amante dos animais. Ela é uma mulher excêntrica mas solitária e profundamente ligada à natureza. Na narrativa uma série de mortes misteriosas começa a ocorrer na região, e há a ligação delas vez aos caçadores locais; Janina afirma a suspeita de que os próprios animais estejam se vingando dos abusos humanos.

Com uma narrativa que envolve, na qual mistura um suspense policial mas com um toque de filosófico, crítica ecológica e um humor sombrio, “Sob os Ossos dos Mortos”, de Olga Tokarczuk, leva o leitor a refletir sobre as fronteiras entre o certo e o errado, a sanidade e a loucura, o humano e o animal. O livro questiona a moralidade da sociedade e o papel da justiça, ao mesmo tempo em que apresenta uma protagonista fora dos padrões, cuja visão de mundo desafia convenções.

Escrito com um estilo poético e irônico, o romance é ao mesmo tempo uma fábula moderna e um grito contra a violência disfarçada de tradição.

Esta Dica Cultural foi produzida em parceria com o Projeto de Ensino Clube do livro: “não lugares” do sul global, desenvolvida no Campus São Vicente do Sul pelo professor Ânderson Martins Pereira. Siga aqui o projeto.

Texto: Eduardo Bahú Heman (bolsista do projeto Clube do Livro)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *